Menu fechado

Imetro fiscaliza produtos juninos

Dentre os produtos fiscalizados, 16% foram reprovados

O Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC) realizou, nesta semana, a operação “São João” em todo o Estado. O objetivo é intensificar a fiscalização de produtos mais consumidos nas festas juninas, que chegam ao consumidor já pesados ou medidos. A operação, fiscalizou, em uma avaliação preliminar, aproximadamente, 350 produtos, sendo que 60 deles foram encaminhados para análise em laboratório.

Produtos como paçoca, pé de moleque, doce de amendoim, cocada, vinho, cachaça, farinha de milho, copos descartáveis, polenta pronta, carvão, goma de mascar e mariola foram coletados e submetidos à pesagem em laboratórios, para verificar se as informações da embalagem estão corretas. “ Uma pesagem prévia é feita no estabelecimento. Verificando a irregularidade levamos ao laboratório para conferir o peso total, o peso bruto e o peso da embalagem. Nos produtos na forma líquida, a medição é feita com o calculo da massa específica do volume”, explica o presidente do Imetro, Luiz Carlos Silva.

Dentre os produtos fiscalizados, 16% foram reprovados, sendo cocadas, quebra-queixo, puxa-puxa, amendoim branco, fogos de artifício, cachaça, vinho e carvão. Os produtos foram reprovados no critério peso/volume. “Existe uma tolerância que os produtos devem respeitar para não serem considerados irregulares. Essa tolerância é estabelecida por portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Um exemplo é em produtos com um quilograma, a tolerância é de 15 gramas. Para um litro também é de 15 mililitros”, destaca Silva.

O Imetro orienta que o consumidor fique atento quando for às compras. “Se ao perceber que existe alguma irregularidade no produto, deve se denunciar imediatamente ao Instituto.” As denuncias podem ser feitas pelo telefone 0800 6435200, ou pelo endereço eletrônico, ouvidoria@imetro.sc.gov.br.