Menu fechado

Imetro finaliza Operação Páscoa em Santa Catarina

O Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC) concluiu a Operação Páscoa em Santa Catarina. Durante mais de um mês, fiscais do órgão delegado do Inmetro, percorreram industrias de pescado e supermercados atacadistas de todo Estado. Ao total foram analisadas 18.720 embalagens, entre unidades de chocolates, pescados congelados e enlatados, dos quais 55 lotes foram submetidos ao exame final no laboratório do Imetro-SC. De acordo com o balanço apresentado, 0,4% dos chocolates, 33,3% dos pescados e 16.7% dos enlatados avaliados, foram reprovados.

“É importante frisar que os produtos passam por uma pré-avaliação no local. Em relação aos chocolates, por exemplo, foram 1440 avaliações preliminares, das quais 413 foram levadas ao laboratório do Imetro e apenas seis foram reprovadas. Um percentual baixo se considerar o número total de análises”, ressalta o gerente de Produtos Pré-Medidos do Imetro-SC, Jeferson Farias Domingues.

Já entre os pescados, o percentual foi maior. Foram feitos 18 exames e seis reprovados. Entre os produtos enlatados, foram 12 exames e dois reprovados. Do total, 55 lotes submetidos ao exame final, 14 foram reprovados.

“O papel do Imetro em fiscalizar se a quantidade declarada pelo fabricante corresponde ao informado na embalagem é fundamental para garantir a justa concorrência entre as indústrias e consequentemente, o consumidor também é beneficiado pois tem a certeza que está pagando pelo que está no rótulo do produto”, explica o presidente do Imetro de Santa Catarina, Alexandre Soratto.

Os fabricantes responsáveis pelos produtos irregulares foram autuados, com direito a ampla defesa. No caso da confirmação de irregularidade, o processo poderá resultar em advertência ou multa, dependendo da gravidade do erro encontrado, reincidência da empresa, entre outros quesitos avaliados pela área jurídica do Imetro-SC.