Menu fechado

Imetro de Santa Catarina integra operação nacional no comércio e na indústria

Seguindo as diretrizes do Governo Federal, o Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC) deu início ao Plano Nacional de Vigilância de Mercado. A iniciativa é uma ampla ação no país coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), para orientar o setor produtivo sobre a comercialização irregular de produtos no mercado formal.

A operação, que contará com o apoio das superintendências do Instituto no Rio Grande do Sul e em Goiás, e dos 24 órgãos delegados nos estados (Instituto de Pesos e Medidas – Ipem), entre os quais, Santa Catarina, será realizada por 90 dias, com foco em 13 produtos e uma semana de operação para cada um deles. Nesta, o alvo são as balanças comerciais.

“Os fiscais vão avaliar, por exemplo, se os produtos têm selo do Inmetro e se passaram pelas verificações obrigatórias. O objetivo é orientar consumidores, produtores e comerciantes sobre os riscos dos produtos irregulares e piratas. Valorizamos dessa forma o bom comerciante e o fabricante, ao mesmo tempo em que ampliamos a presença do estado brasileiro”, comentou o presidente Márcio André Brito.

O presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, reforça que as operações têm o intuito de prestar orientação técnica às empresas catarinenses no sentido de cumprimento da legislação de pesos e medidas e da segurança de produtos.

Taxímetros, brinquedos, capacetes e sistemas de GNV são alguns dos produtos a serem fiscalizados.

Ouvidoria

Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato pela Ouvidoria do Imetro-SC, pelos telefones 0800 643 5200 e/ou (48) 3381-5237 (segunda a sexta-feira, das 9 h às 19 h) ou pelo e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br