Menu fechado

Imetro capacita servidores sobre sobre ISO 9001

A capacitação foi ministrada pelo professor Eudes Pereira

Identificar , entender e gerir processos harmoniosamente interligados em um sistema que contribuirá para a eficiência e eficácia da organização no alcance dos objetivos foi principal ponto da capacitação sobre ISO 9001 realizada ao servidores do Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC). A capacitação foi ministrada pelo professor Eudes Pereira.

A série ISO 9000 é formada por quatro normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou tamanho. A sigla “ISO” refere-se à denominação de igualdade, pois o sistema prevê que os produtos detenham o mesmo processo produtivo para todas as peças. Apesar disso, muitas pessoas confundem com a denominação da própria organização, porém não se atentam que a sigla da entidade é IOS International Organization for Standardization, organização não-governamental.

Desde 1992 a ABNT, através do Comitê Brasileiro da Qualidade – CB-25, vem participando de todos os Grupos de Trabalho no ISO/TC 176, na elaboração e revisão de documentos relativos à qualidade, emitidos pela ISO. Atualmente participam do ISO/TC 176 95 países membros, entre os quais o Brasil, e mais 17 países e instituições como observadores.