Menu fechado

Fraudes nas bombas de gasolina podem estar com dias contados

Presidente Bolsonaro confia no trabalho do Inmetro

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) está em processo de credenciamento para tornar-se Autoridade Certificadora da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Assim, poderá prover certificados digitais de objetos metrológicos, como as bombas de combustível, ampliando o combate às fraudes no equipamento.

E o Planalto trata o tema como prioritário entre as ações do Governo Federal no combate às fraudes que prejudicam a economia, que permitem trapaças fiscais bilionárias. “Do Inmetro está vindo a resposta adequada”, aposta o presidente Jair Bolsonaro.

A fraude ocorre de forma invisível aos consumidores. Internamente, nos componentes eletrônicos da bomba, a quantidade é calculada pelo bloco medidor, que gira conforme o volume de combustível que passa por ele. Um transdutor óptico informa ao medidor a quantidade de pulsos enviados para a bomba.

A solução

As bombas de combustível deverão ter informações sobre sua identidade disponíveis a qualquer pessoa. Bastaria, por exemplo, a captura de um QR Code para saber tudo sobre determinada bomba, como o endereço do posto, sua data de fabricação e se o certificado metrológico ICP-Brasil está instalado e válido.

As informações são da Asmetro-SN, a representação nacional dos Servidores do Inmetro.