Menu fechado

Fiscalização reprova e interdita balanças no Direto do Campo da Grande Florianópolis

Seis balanças foram reprovadas e outras duas interditadas

Na tarde da quinta-feira (25) o Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro), divulgou o resultado da fiscalização nos estabelecimento do Direto do Campo da Grande Florianópolis. Foram fiscalizados, entre os dias 23 a 25 de julho, 48 produtos em pré-exame e 31 balanças, sendo que seis balanças foram reprovadas. O Imetro ainda interditou outras duas balanças.

A fiscalização nos Diretos do Campo de Canasvieira, Beira Mar Norte e Estreito objetivou investigar possíveis irregularidades na feira, como por exemplo, a não visualização da pesagem da mercadoria pelos consumidores.

As balanças reprovadas foram identificadas na feira da Beira Mar Norte. “Nossos técnicos identificaram a não conformidade do modelo do equipamento. As balanças do local não eram apropriadas para o uso ao público, além de encontrarem problemas com avanço inicial. Já nas feiras de Canasvieira e do Estreito não foram encontradas irregularidades na pesagem dos produtos” explica o presidente do Imetro, Luiz Carlos Silva.

Os equipamentos utilizados na pesagem das mercadorias de venda direta ao consumidor devem conter, em local de fácil visibilidade, marca ou nome do fabricante; designação do modelo; número da portaria de aprovação de modelo pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); carga máxima e carga miníma, e não devem possuir a inscrição “ uso interditado para venda direta ao público”. Deve conter, ainda dispositivo indicador, contendo dois mostradores.

De acordo com o presidente Silva, a empresa que apresentou irregularidades nos equipamentos de pesagem terá um prazo de 10 dias substituir as balanças, utilizando o modelo adequado. “É importante que o consumidor saiba seus direitos e fique atento na hora das compras. Quando constatado qualquer irregularidade deve comunicar o Imetro/SC”, enfatiza.

As denuncias podem ser feitas pelo telefone 0800 6435200, ou pelo endereço eletrônico, ouvidoria@imetro.sc.gov.br.