Menu fechado

Fiscalização do Imetro-SC reprova 10 % de artigos escolares

Material escolar foi coletados em todo o Estado

Com o retorno às aulas, o Imetro-SC foi conferir se o material escolar comercializado no Estado está de acordo com a legislação em vigor. Os fiscais do Instituto de Metrologia de Santa Catarina analisaram artigos escolares como cadernos, agendas, fita adesiva, cola, corretivo, folha A4, guache e papel crepom, entre outros, no período de 1º de fevereiro a 18 de março. Foram emitidos 198 laudos de exame, com reprovação de 10,1 %.

“O objetivo é verificar se a quantidade (dimensões, peso, volume, número de unidades) encontrada na embalagem dos produtos é a mesma indicada pelo fabricante”, ressalta Rudinei Floriano, presidente do Imetro-SC, órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Os artigos escolares foram coletados em todo o Estado, e analisados no Laboratório de Produtos Pré-Medidos da sede de São José. Como resultado da análise, foram emitidos 198 laudos de exame, chegando a um total de 20 laudos com resultados reprovados.

Foram instaurados processos administrativos para apurar as irregularidades encontradas. “Sendo a mais comum, cadernos com dimensões das folhas inferiores ao declarado pelo fabricante”, explica Jeferson Domingues, Técnico em Atividades de Fiscalização do Imetro-SC.

Fique atento

“Com o início do período de compra de material escolar, o Imetro-SC faz um alerta a pais e responsáveis: na hora de escolher os itens da lista, é preciso adquirir produtos que atendam a requisitos mínimos de segurança, a fim de evitar acidentes e evitar riscos às crianças”, destaca Rudinei Floriano.

Entre outros requisitos, alguns pontos verificados nos produtos são a presença de substâncias tóxicas em itens que possam ser levados à boca ou com risco de serem ingeridos ou inalados; bordas cortantes; e pontas perigosas.

O Selo deve ser afixado na embalagem ou diretamente no produto. No caso de material vendido a granel, como lápis, borrachas, apontadores ou canetas, a embalagem expositora com o Selo do Inmetro deve estar próxima ao produto.

Caso encontre produtos sem o Selo no mercado formal, faça sua denúncia à Ouvidoria do Imetro-SC no 0800 643-5200 ou pelo e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br.

Olavo Moraes
Assessor de Comunicação
olavo@imetro.sc.gov.br
Instituto de Metrologia de Santa Catarina, Imetro-SC
Fone: 55 (48) 99960-8906 e 55 (48) 3381-5240