Menu fechado

Fiscais do Imetro-SC participam da Operação Nacional “Energia Segura”

“Foram cinco dias de fiscalização em 10 cidades catarinenses”

O Imetro-SC (Instituto de Metrologia de Santa Catarina) participou durante esta semana da Operação Nacional “Energia Segura”, coordenada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), e atuação de todos os órgãos delegados pelo País. Esta operação teve como principal objetivo a fiscalização na venda de fios e cabos elétricos que, além de verificação em de acordo com normas do Inmetro, garantiriam a eficiência dos materiais e a segurança nas instalações elétricas em residências, empresas, indústrias, entre outros.

Os fiscais do Imetro-SC estiveram durante a semana em 10 cidades, visitando estabelecimentos de maior revenda e de importações do produto. Nestas operações foram utilizados micro-ohmímetro, um aparelho portátil para realizar os ensaios nos locais fiscalizados, onde verificam a resistência elétrica dos condutores elétricos, observando se a indicação corresponde à capacidade real do produto, identificando a possibilidade de fraudes contra os consumidores.

O ensaio de resistência elétrica consiste na medida da oposição de um material ao fluxo de corrente elétrica. Quanto maior for a resistência, mais o material opõe à passagem da corrente, o que provoca o aquecimento, podendo levar a um acidente, como incêndio, por exemplo. O consumidor, ao adquirir esses produtos, deve observar a presença do selo do Inmetro, pois o registro no instituto nacional é obrigatório, indicando que passaram por ensaios para verificar as normas vigentes.

Entre os dias 29 de novembro a 3 de dezembro foram fiscalizados 822 produtos em 40 (quarenta) empresas fabricantes ou revendedoras de cabos condutores de eletricidade. Nessa operação foram encontrados 81 (oitenta e um) produtos irregulares com resistência superior ao permitido. Os principais tipos de irregularidades foram selos que não estão atendendo as especificações; lâmpadas com liga ferrosa; luminárias elétricas com liga ferrosa; adaptadores de tomadas sem certificação.

“Neste tipo de operação é feita uma fiscalização minuciosa. Selecionamos as lojas de materiais elétricos as marcas de fios e as bitolas e fazemos o ensaio de resistência elétrica no local. Caso haja irregularidade, é feita a apreensão”, explicou o presidente do Imetro-SC, Rudinei Floriano. “O fio tem cobre e quanto mais grosso tem mais facilidade de transportar energia. É importante que este fio tenha a quantidade de cobre ideal porque, caso contrário, levará menos energia e haverá perdas com o gasto excessivo de eletricidade e acidentes mais graves”, completou.