Menu fechado

Etilômetros passam por ensaio metrológicos no Imetro/SC

Equipamentos são de uso da PRF

Previstos pela portaria 006/2002, 40 etilômetros, popularmente conhecidos como bafômetros, estão nos laboratórios do Instituto de Metrologia de Santa Cataria (Imetro/SC) para serem submetidos aos ensaios metrológicos. Os equipamentos foram enviados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) para garantir o bom funcionamento em fiscalizações de trânsito.

Anualmente, o equipamento é submetido à verificação e, se aprovados, recebem o certificado de verificação, com os dados de identificação do instrumento, e as marcas legais. Um instrumento é aprovado após ser submetido, dentre outros, aos ensaios de exatidão e repetitividade, que consiste em 30 sopros consecutivos em diferentes concentrações de etanol. Para verificar se os instrumentos medem corretamente a concentração de álcool encontrada no ar expirado existe um equipamento simulador de sopro. O sistema simula o sopro de um indivíduo e é acionado por uma válvula ligada a um pedal que libera o fluxo de ar a ser medido pelo etilômetro.

O primeiro teste é feito apenas com ar sintético, sem álcool. O exame é repetido cinco vezes, em cada etilômetro, tanto na verificação inicial quanto na periódica. Em seguida são realizados ensaios com concentrações de aproximadamente 0,2 mg, 0,3 mg e 0,4 mg de etanol por litro de ar expirado. Na verificação inicial os técnicos refazem as medições dez vezes na primeira faixa de concentração, 20 vezes na segunda e dez vezes na terceira faixa de concentração. Na verificação subseqüente ou periódica, o número de repetições cai pela metade, para as mesmas faixas de concentração.

Em todos os casos, os técnicos comparam os resultados apresentados pelos etilômetros com os valores esperados. Os possíveis desvios não podem ultrapassar os erros máximos tolerados. O resultado de uma medição é indicado em forma digital mediante algarismos alinhados e precedidos de unidade de medida – MG/L (miligrama de álcool por litro de ar expelido).

O instrumento reprovado recebe a notificação de reprovação, e deve ser encaminhado ao fabricante/importador para manutenção. Após os ajustes/reparos os equipamentos somente poderão ser colocados em uso mediante aprovação em nova verificação metrológica.
Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da ouvidoria do Imetro/SC pelo telefone 0800 6435200 ou pelo e-mail  ouvidoria@imetro.sc.gov.br