Equipe do Imetro-SC conclui treinamento no Laboratório de Verificação de Medidores de Umidade de Grãos do PR

A equipe do Instituto de Metrologia de Santa Catarina – Imetro-SC, do Escritório Regional de Chapecó, concluiu o treinamento, no final de novembro, no Instituto de Pesos e Medidas do Paraná – IPEM-PR, Regional de Cascavel. O curso foi ministrado pelo supervisor de Laboratório Celso Claser. O objetivo deste curso é capacitação de uma equipe para atuar no escritório Regional de Chapecó, que deverá inaugurar no início do próximo ano o Laboratório para Verificação de Medidores de Umidade de Grãos.

Na opinião do presidente do Imetro-SC, Rudinei Floriano, a sede de Chapecó foi escolhida por ser uma região de grande produção de grãos no Estado. “Com certeza a região poderá dar um grande salto de desenvolvimento no agronegócio, o que certamente irá tornar as relações comerciais mais afirmou o presidente Floriano.

A equipe catarinense neste treinamento foi composta por Ângelo Siqueira, (administrador) Bruna Gabriela Maciel (técnica de fiscalização) e João Sattile (metrologista). E no momento da escolha do local para o curso, foi a experiência que prevaleceu. Afinal, o laboratório paranaense foi inaugurado em 2002 e já está repassando conhecimento a equipes de outros estados.

Foram dias de muito conhecimento e aprendizado. Relação com equipamentos como incubadora, balanças, dissecadores, determinadores, homogeneizador, entre outros. Aprenderam a preparar uma amostra para a leitura da umidade, com anotações em planilha eletrônica, e a realização do Teste Padrão de Estufa. Para isso foram usados grãos como soja, milho e trigo com Umidade e Fator de Correção conhecidos, quando foi realizada simulação de como fazer/realizar a atividade de Verificação em campo. Por fim, como fazer a leitura do Laudo de Verificação (planilha eletrônica) que é utilizado nesse processo de verificação, que agiliza e facilita os cálculos.