Menu fechado

Dicas do Imetro-SC para compras seguras na Black Friday

Temos uma lista de itens que devem ser checados

Para contribuir na difícil tarefa de escolher, em meio às inúmeras promoções da Black Friday, o Instituto de Metrologia de Santa Catarina reúne as principais recomendações sobre os produtos mais desejados pelos brasileiros e que são regulamentados pelo Inmetro.

As ofertas da Black Friday podem ser uma excelente oportunidade para comprar o que você está precisando ou para adiantar as compras de Natal. Entretanto, para fazer um bom negócio, além do preço, é preciso considerar outros aspectos, como saúde, segurança, eficiência energética, entre outros.

“Tranquilidade na hora da compra e informação, são fundamentais para as melhores escolhas. Agindo dessa maneira, o consumidor evita comprar por impulso, e terá condições de analisar se a aquisição realmente compensa”, orienta Rudinei Floriano, presidente do Imetro-SC.

Para apoiar a população nessa avaliação, dentre os produtos com maior intenção de compra neste dia 27 de novembro, selecionamos os que são regulamentados pelo Inmetro e fizemos uma lista de itens que devem ser checados.

ELETRODOMÉSTICOS

– Selo de segurança: 183 tipos de eletrodomésticos possuem o selo do Inmetro, atestando que foram avaliados quanto à segurança. Isso inclui: aspiradores de pó, máquinas de cortar cabelo, lava-louças, batedeiras e processadores de alimentos, que são produtos que tiveram expressivo crescimento de vendas durante o isolamento social, entre outros.
– Etiqueta de eficiência energética: entre esses eletrodomésticos, alguns também devem apresentar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, informando sobre a eficiência energética e o consumo de energia. Ex.: geladeiras, televisores, etc.
– Selo Ruído: os aparelhos que fazem mais barulho (liquidificadores e secadores, por exemplo) devem ter esse selo na embalagem, informando a potência sonora em decibéis e classificando os aparelhos de 1 (mais silencioso) a 5 (menos silencioso).

ROUPAS E DEMAIS PRODUTOS TÊXTEIS

Algumas informações são obrigatórias:
– Dados do fabricante ou do importador (nome, razão social ou marca e CNPJ);
– País de origem do produto;
– Composição têxtil (indicação em percentual da massa do produto);
– Cuidados com a conservação (símbolos de lavagem, alvejamento, secagem, passadoria e cuidado têxtil profissional);
– Indicação de tamanho ou de dimensões expressas em unidades do Sistema Internacional (por exemplo: milímetros, centímetros ou metros).
Essas informações devem ser colocadas de maneira permanente e indelével no meio do produto têxtil. Esse meio pode ser uma etiqueta, selo, rótulo, decalque, carimbo, estampagem ou similares.

BRINQUEDOS

– O selo de identificação da conformidade do Inmetro; faixa etária a que o produto se destina; informações sobre o conteúdo; e instruções de uso, de montagem e alertas de segurança.

Vale lembrar os alertas sanitários, evitar aglomerações e manter o distanciamento social. Caso opte pelas compras virtuais, prefira lojas que você conhece e confia.
– Em caso de site desconhecido, pesquise sobre a reputação da loja e certifique-se de que ele possui plataformas de pagamento seguras.
– Confira se há informações sobre a empresa (endereço, razão social e CNPJ).
– Leia todas as informações sobre forma e prazo de entrega, trocas e devolução de mercadorias.
– Desconfie de ofertas muito abaixo do preço comum. Fique atento. Esse é um momento que também aumenta muito o número de golpes.

Olavo Moraes
Assessor de Comunicação
olavo@imetro.sc.gov.br
Instituto de Metrologia de Santa Catarina, Imetro-SC
Fone: 55 (48) 99960-8906 e 55 (48) 3381-5240