Menu fechado

CORDÕES EM PERSIANAS E CORTINAS

Perigo para todas as crianças

Diversos casos de acidentes por estrangulamento de crianças, inclusive fatais, causados por cordões de persianas e cortinas são registrados em todo o mundo.

No Brasil, já foram identificados casos de morte decorrente desse tipo de acidente, e o INMETRO ( Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) está à frente de uma campanha de conscientização com o intuito de alertar pais, responsáveis, classe médica e institutos de ensino infantil sobre o perigo, integrando uma ação global capitaneada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ( OCDE).

A prevenção é a principal ação a ser tomada. É importante verificar em casa, por exemplo, se estes cordões são acessíveis a crianças e se possuem laços que possam prendê-las pelo pescoço. Não colocar berços, camas e móveis perto das janelas, evitando o acesso aos cordões. Corte os cordões ou amarre-os em uma altura que as crianças não alcancem.

Fique atento e minimize o risco de acidentes, em casos de acidentes de consumo envolvendo esse tipo de produto, faça o relato em www.inmetro.gov.br/sinmac

Fonte: www.inmetro.gov.br. Acesso em 28.06.2016.

Visite nosso site: http://www.imetro.sc.gov.br/