Menu fechado

CONFORMIDADE NOS BRINQUEDOS DOS OVOS DE PÁSCOA

Imetro intensifica ações para verificar segurança de brinquedos

O Instituto de Metrologia de Santa Catarina – IMETRO/SC realizou a OPERAÇÃO PÁSCOA, para intensificar as ações fiscais em brinquedos, em especial aqueles com apelo para a data comemorativa ou que acompanham os ovos de páscoa.
O objetivo da Operação foi observar a conformidade destes produtos, pois a certificação de brinquedos é compulsória no Brasil e, portanto, antes de ser comercializado deve ser aprovado em ensaios que testam sua segurança para que possa ostentar a marca de conformidade do Inmetro.
Foram fiscalizadas 26.297 unidades em 58 estabelecimentos comerciais em diversas cidades do estado entre os dias 07 à 11 de março. Foram identificados brinquedos não conformes em 05 estabelecimentos, sendo portanto apreendidas 239 produtos irregulares. Assim como no ano passado, os brinquedos/brindes que acompanham os ovos e produtos de páscoa apresentaram 100% de conformidade nesta amostra fiscalizada.

As empresas que tiveram seus produtos apreendidos foram autuadas e responderão processo administrativo, com amplo direito de defesa, e poderão ser penalizadas com multa.