Menu fechado

Bombas e motores elétricos são temas de capacitação do Inmetro em Santa Catarina

Curso foi realizado em parceria com a empresa Weg, de Jaraguá do Sul

Técnicos do Instituto de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro) estiveram em Santa Catarina para capacitar os fiscais do Instituto de Metrologia (Imetro). A capacitação, que reuniu mais de 30 técnicos dos órgãos delegados do Inmetro, ocorreu em parceria com a empresa Weg Motores, em Jaraguá do Sul.

A capacitação debateu os critérios para o programa de avaliação da conformidade para motores elétricos de indução trifásicos rotor gaiola de esquilo, com refrigeração a ar comercializada individualmente ou acoplados em equipamentos e maquinas motrizes, através do mecanismo de etiquetagem. A etiquetagem é a forma de evidenciar o atendimento a requisitos mínimos de desempenho estabelecidos em normas.

O prazo para adequação dos fabricantes e comercio para motores elétricos encerrou no mês de agosto de 2012. Já para bombas e motobombas, o prazo de adequações conforme as normas do Inmetro para fabricação e importação encerarram em julho de 2013. para a comercialização por fabricantes e importadores seguem até janeiro de 2014, e a comercialização no mercado nacional em 1 de julho de 2014.