Menu fechado

Atuação do Imetro/SC na Construção Civil é tema de palestra na Acomac

Mais de 80 associados participaram do evento

Com o objetivo principal de proteger o consumidor enquanto comprador de produtos e serviços medidos, e o vendedor, enquanto fornecedor destes, o Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC) intensifica cada dia mais a orientação e a fiscalização em todo o Estado. Além das constantes aferições, o Imetro/SC também realiza um trabalho preventivo junto aos empresários. Na quinta-feira (19) o diretor de Fiscalização da Qualidade, Engenheiro Márcio Roberto Vieira falou à Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção da Região Sul de Santa Catarina (Acomac), em Criciúma, sobre a atuação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) na construção civil. Participaram do eventos mais de 80 associados.

Como iniciativa para aumentar a segurança dos usuários, o desempenho e a durabilidade dos materiais e proteger o mercado interno da construção civil contra produtos de baixa qualidade, o Inmetro está certificando diversos produtos, entre eles, tijolos maciços cerâmicos, blocos e telhas de cerâmica e de concreto, porcelanatos, torneiras, sifões e misturadores de água, entre outros.

Dimensões, composição, absorção de água ou resistência são alguns dos requisitos técnicos que constam nos regulamentos desenvolvidos pelo Inmetro, sejam eles compulsórios ou voluntários. Até o final de 2013, torneiras, misturadores, registros e sifões terão o regulamento compulsório publicado. E itens como argamassa colante, blocos vazados de concreto, cal hidratada para argamassa, pisos de madeira maciça, porcelanatos e tintas serão contemplados com a certificação voluntária.

Na oportunidade, Vieira também falou das fiscalizações nas áreas de verificação de instrumentos de medição e verificação de produtos pré-medidos.