Menu fechado

Agilidade e segurança: Imetro-SC lança o programa PIV-Crono

O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina lançou nesta quarta-feira, 20, o Programa Imetro-SC de Verificação de Cronotacógrafos, o PIV-Crono. Na oportunidade foi apresentado também a Cartilha Orientativa para os Postos Autorizados (PACs). As iniciativas têm o intuito de otimizar processos, oferecer mais agilidade nos serviços e aumento no número de fiscalizações.

O secretário da Casa Civil, Estener Soratto, o presidente do Detran, Kennedy Nunes, o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), Silvio Dreveck, o presidente do Imetro, Alexandre Soratto e representantes dos PACs participaram da solenidade.

Imetro/ Divulgação

O presidente do Imetro, Alexandre Soratto avalia o impacto da iniciativa: “Este Programa, juntamente com a Cartilha, vai contribuir para padronização e agilidade na emissão dos certificados de verificação metrológica dos cronotacógrafos, reduzindo o tempo de espera dos proprietários dos veículos”.

O diretor de Metrologia do Imetro, Hercílio de Oliveira Bez, explica que o PIV-Crono é um programa que está sendo consolidado e que dará vazão para uma série de outros que fazem parte de um projeto maior, o Projeto Imetro-SC de Segurança nas Estradas, o PI-Segue. “O PIV-Crono surgiu da percepção do Imetro de que os Postos Autorizados de Cronotacógrafos tendem a aumentar o volume de ensaios com o passar dos anos e verificou a necessidade de reduzir o número de devoluções de ensaios (pendências), que geram retrabalho, a fim de otimizar o processo de verificação”, explica. Para Bez, a agilidade também dará aos fiscais mais condições de fazer as fiscalizações que são tão solicitadas pelos Postos Autorizados de Cronotacógrafos, o que impacta em mais segurança no trânsito.

Cartilha Orientativa

A gerente de Metrologia do Imetro, Marilânia dos Santos, uma das idealizadoras da iniciativa, ressalta a importância da cartilha. “As orientações não chegavam integralmente a todos os atores envolvidos, como: operador, funcionários e secretárias. Então, para facilitar a disseminação das orientações, surgiu a ideia de uma Cartilha Orientativa digital e de fácil compreensão, que chegaria facilmente para todos”, lembra.

Com a criação da Cartilha, surgiu a ideia de um Programa, o que torna mais prática a organização dos processos e a busca por melhorias junto ao INMETRO.

“A Cartilha para os PACs foi muito bem elaborada e fortalece um padrão de trabalho. Com isso, vamos estreitar os laços com o Imetro e ter mais agilidade nos serviços”, avaliou Thiago Junior Lopes, vice-presidente da Associação Catarinense dos Postos de Ensaios de Cronotacógrafos (Acpec).

 

Clique e ouça a fala do presidente Alexandre Soratto: 

 

Imetro/Divulgação

Mais informações para a imprensa:
Mônica Foltran | comunica@imetro.sc.gov.br
Fone: (48) 3665- 5275