Foto: Divulgação/Imetro-SC
A Operação fiscalizou 156 instrumentos em todo o Estado
Em alusão ao Dia Nacional do Trânsito, o Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) concluiu a operação que fiscalizou 156 instrumentos em várias regiões do estado, durante o mês de setembro. A ação, coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) envolveu a fiscalização de radares, cronotacógrafos e bafômetros.
O presidente do Imetro, eng. Alexandre Soratto, reforça que “a Operação fortalece a segurança no trânsito em Santa Catarina, que é uma determinação do nosso Governador. O resultado nos deixa satisfeitos, pois encontramos um baixo número de irregularidades”.
Foram verificados 76 radares nas cidades de: Florianópolis, Lages, Rancho Queimado, Blumenau, Gaspar, Rio do Sul, Apiúna, Ibirama, Pouso Redondo, Joinville, Concórdia, Erval Velho, Herval do Oeste e Joaçaba. Não foram encontradas irregularidades.
Em Gaspar, fiscais também realizaram a fiscalização de 40 cronotacógrafos, que são medidores de velocidade, distância e tempo de parada de veículos de carga e de passageiros. Destes, três estavam com o certificado vencido.
Bafômetros
Os etilômetros, popularmente conhecidos como bafômetros, também foram fiscalizados nesta Operação. Dos 40 instrumentos abordados, apenas um apresentou irregularidade durante os ensaios.
Os bafômetros, assim como outros instrumentos de medição regulamentados pelo Inmetro, devem passar pela verificação anual do Imetro em Santa Catarina e recebem uma marca holográfica com o ano da validade. A certificação do etilômetro pode ser consultada na página do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE), acesse aqui. Vale lembrar que é necessário ter os dados corretos do etilômetro.
:: Saiba mais sobre as operações do Imetro-SC
:: Acompanhe o Imetro-SC nas redes sociais.