Com o objetivo de garantir a correta instalação e verificação dos taxímetros instalados nos táxis, o Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina realizou no mês de junho, simultâneas fiscalizações em regiões de Santa Catarina. O Imetro-SC é o órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), em Santa Catarina e responsável pela verificação dos aparelhos que garantem a cobrança correta das corridas realizadas.
O taxímetro é um dispositivo eletrônico presente nos veículos de táxi que calcula o valor da tarifa a ser cobrada do passageiro com base na distância percorrida e no tempo de viagem.
Ao total, no mês de junho foram fiscalizados 63 instrumentos entre os municípios de Florianópolis, Itapema, Blumenau, São Bento do Sul, Chapecó e Laguna. Dos 63, apenas um ficou interditado por irregularidades.
“Ao todo em 2024 já foram fiscalizados 141 taxímetros no estado catarinense sendo quatro reprovados por mau funcionamento”, frisa o diretor de Metrologia Legal do Imetro, Hercílio de Oliveira Bez.
Ouvidoria
Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato pela Ouvidoria do Imetro-SC pelo e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br ou pelo telefone 0800 643 5200 (segunda a sexta-feira, das 12h às 19h).
Instituto de Metrologia de Santa Catarina
Mônica Foltran | comunica@imetro.sc.gov.br
Fone: (48) 3665- 5275