O documento expressa o comprometimento do Instituto de Metrologia de Santa Catarina com o combate à corrupção, bem como com a integridade, a transparência pública e a obediência à legislação
Servidores do Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) e representantes da Controladoria Geral do Estado (CGE) participaram do evento de lançamento do Plano de Integridade 2023/2024, desenvolvido pelos pontos focais do Imetro-SC.
O presidente do Instituto de Metrologia, Alexandre Soratto, abriu o evento frisando a importância da integridade nas ações. “A própria essência do trabalho do Imetro-SC está associada à busca pela ética nas relações de consumo. Quando combatemos as fraudes, sejam elas metrológicas sejam de conformidade, asseguramos o comércio justo e a concorrência leal, e protegemos as boas empresas e os consumidores. Nosso Programa de Integridade é a coroa desta essência”, disse.
Juliana Fernandes, coordenadora de Controle Interno, apresentou o Plano e destacou a importância de cada servidor compreender e adotar os princípios e valores que norteiam o Programa. “A integridade depende de cada um de nós. E as ações que vêm sendo desenvolvidas já fortalecem a confiança da população na Instituição, nossa meta é aprimorar ainda mais e garantir uma gestão transparente e responsável”, destacou.
Por meio de vídeos, foram abordados temas como ética profissional, transparência, responsabilidade, prevenção e detecção de fraudes, além das consequências negativas da corrupção para a instituição e sociedade como um todo. A apresentação também contou com a participação especial, por meio de um vídeo enviado, do Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU, Rodrigo Fontenelle, controlador-geral de Minas Gerais e presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). “Parabéns pelo Lançamento do Plano de Integridade, tenho certeza que será um avanço muito grande na Instituição e contem conosco”, disse.
Programa
O Programa de Integridade e Compliance da Administração Pública de Santa Catarina foi instituído por meio da lei estadual nº 17.715, em de janeiro de 2019. O documento expressa o comprometimento do Estado com o combate à corrupção em todas as formas e contextos, bem como com a integridade, a transparência pública e o controle social. Em outubro deste mesmo ano, o Imetro-SC iniciou o seu Plano com a nomeação e treinamento dos pontos focais para a implementação do Programa.
A diretora de Integridade e Compliance da CGE, Marisa Zikán da Silva, reforçou a importância das ações nos órgãos públicos e destacou o Programa de Prevenção ao Assédio Sexual no Ambiente do Trabalho.
Participaram do evento os representantes da CGE, o gerente de Integridade e Compliance, Carlos Petiz Junior, a assistente técnica Camila Bergenthal e Cynthia Barbosa integrante do Project Management Institute (Instituto de Gerenciamento de Projetos).
Instituto de Metrologia de Santa Catarina
Mônica Foltran | comunica@imetro.sc.gov.br
Fone: (48) 3665- 5275