Olá pessoal,
Hoje eu vou falar do valor do Metrologista, este profissional tão importante, mas ainda desconhecido por uma boa parte da população.
Para saber a importância do trabalho do metrologista, podemos perguntar, por exemplo, aos milhares de cidadãos que são salvos de complicações cardíacas, pois anteciparam a identificação de problemas por meio da correta medição da pressão arterial, feita em um esfigmomanômetro aprovado e inspecionado por metrologistas.
Ou para os pequenos produtores de cereais, que ao comercializarem suas safras com grandes cerealistas, tiveram a segurança de uma transação justa, porque utilizaram medidores de umidade dos grãos, aprovados por metrologistas.
Perguntamos para os caminhoneiros que abastecem seus veículos todos os dias e, ao pagar por 400 litros de diesel, têm a certeza de estarem recebendo os 400 litros, pois as bombas medidoras são verificadas periodicamente pelos metrologistas. Ou aos motoristas que não são multados indevidamente no trânsito porque os radares e os bafômetros são inspecionados pelos metrologistas para medirem corretamente a velocidade dos veículos.
Para saber o valor do metrologista, podemos perguntar para as empresas que participam de grandes licitações, e têm a certeza de que a concorrência será justa em termos quantitativos, pois são os metrologistas que fiscalizam a quantidade dos produtos. Eu poderia citar vários outros exemplos em que a atuação do metrologista impacta diretamente nossas vidas e a economia como um todo.
No dia 26 de junho, comemoramos o Dia do Metrologista, e esta é a minha singela homenagem a esses profissionais, homens e mulheres, cujo trabalho contribui para o desenvolvimento econômico, a justa concorrência no mercado, e para que nós, consumidores, possamos confiar nas medidas que estão no nosso dia a dia.
Parabéns a todos nós, metrologistas, e o meu muito obrigado!
Alexandre Soratto, Metrologista, Pesquisador do Inmetro e Presidente do Imetro-SC.