São dispositivos elétricos para baixa tensão com certificação obrigatória: capacitor, chave-fusível, conector, cordão prolongador, cordão conector, disjuntor, estabilizador, extensão, filtro de linha, fios e cabos, fusível, ignitor, interruptor, lâmpada, luminária, lustre, pisca-pisca, pino adaptador, plugue, porta-fusível, reator, soquete e tomada.
O fusível é um item indispensável à segurança e proteção da instalação elétrica. Quando há sobrecarga de energia o fio metálico interno do fusível se rompe, evitando assim a passagem da corrente elétrica. “Ligações diretas” podem provocar a queima de lâmpadas e eletrodomésticos e até incêndio.
Antes de comprar fusível para reposição, verifique a “voltagem” e a “amperagem” do fusível que será trocado. Recuse fusíveis com contatos fabricados em material ferroso.
Lâmpada e “starter” podem ter seus contatos fabricados em alumínio.
Você fica sabendo que o produto é certificado pela presença do “Símbolo de Identificação do Sistema Brasileiro de Certificação” colocado no produto ou na sua embalagem, que poderá estar acompanhado do nome ou marca do Organismo de Certificação de Produto (OCP) credenciado pelo INMETRO.