Menu fechado

20 de Maio, Dia Mundial da metrologia

É a celebração anual da assinatura da Convenção do Metro

Vinte de maio é o Dia Mundial da Metrologia. É a celebração anual da assinatura da Convenção do Metro, nessa data, em maio de 1875. Atualmente é lembrada em 80 países, incluindo o Brasil. Essa convenção fornece ferramentas básicas para um sistema coerente de medições em todo o mundo. Em Santa Catarina, o Imetro-SC – braço da Metrologia mundial – é o órgão responsável pela fiscalização, medição e aferição de equipamentos.

A autarquia trabalha para promover a qualidade de vida da população, exercendo o papel de orientar o empreendedor e defender os direitos do consumidor, fiscalizando dois aspectos fundamentais nas relações de consumo: a metrologia legal e a qualidade industrial.

“Entre outras atribuições, o órgão busca a competitividade da economia, por meio da metrologia e da qualidade, consolidando-se como referencial de confiança junto à sociedade brasileira”, destaca Rudinei Floriano, presidente do Imetro-SC.

Mundialmente, a celebração é organizada pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) e pela Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML), com a participação dos institutos nacionais de metrologia, como o Inmetro. A data é, também, momento propício para alertar a sociedade para a importância e a aplicabilidade da metrologia diante dos constantes avanços tecnológicos que vivemos.

Um tratado diplomático

A Convenção do Metro é um tratado diplomático assinado em 20 de maio de 1875, em Paris, no qual 17 países, incluindo o Brasil, decidiram criar uma estrutura para coordenar e uniformizar as medições nos países participantes. O objetivo é o de dar suporte e facilitar o comércio internacional, que, na época, passava por processo de Globalização.

“O homem é a medida de todas as coisas”
Protágoras, filósofo grego