Fiscais do Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) participaram de uma visita técnica de treinamento na WEG, em Jaraguá do Sul. Durante a visita, eles puderam conhecer de perto algumas especificidades da produção de motores elétricos trifásicos, regulamentados pela Portaria 290/2021 do Inmetro. A visita fez parte do treinamento sobre fiscalização de motores elétricos, promovido pelo Inmetro no âmbito do Programa Nacional de Capacitação em Infraestrutura da Qualidade (Pronac-IQ).
Na WEG, os participantes foram recebidos e instruídos pela gerente de Relações Institucionais Ana Paula Hauffe Torquato, pelo gerente do Sistema da Qualidade e Certificações Vitor Marcon, pelo chefe de Compliance de Produtos Carlos Lourenço, pela instrutora Ana Júlia Antunes Cintra Rosa, e por outros instrutores nas linhas de produção visitadas.
Durante a apresentação, foi ressaltada a importância da eficiência energética na jornada de transição energética de um país, pois contribui significativamente para a redução do consumo de energia e dos gases de efeito estufa. Além disso, ficou evidente que os motores elétricos, que representam quase 70% do consumo de energia elétrica nas indústrias, desempenham um papel fundamental nessa jornada. Segundo Ana Paula, “as ações de fiscalização de motores elétricos são essenciais, pois visam retirar do mercado produtos que não atendem às regulamentações, bem como conscientizar a sociedade. A realização deste treinamento demonstra o comprometimento do Inmetro e dos Institutos em atuar na vigilância de mercado, buscando promover a confiança nas relações de consumo”.
Além dos técnicos de Santa Catarina, estiveram presentes representantes de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. O Inmetro foi representado pelo gerente dr.eng. Valnei Cunha e o Imetro-SC pelo presidente dr.eng. Alexandre Soratto. Os seguintes fiscais do Imetro-SC participaram do treinamento: Leandro Comim, Mauricir Furlan, Daniel da Silva Aydar Nascimento, Tiana Marieli de Lourds Carvalho e Rafael Roetger Degering.