Mais de 42 mil brinquedos e artigos infantis foram fiscalizados em Santa Catarina pelo Instituto de Metrologia (Imetro-SC). A operação Criança Segura teve o objetivo de verificar se os produtos comercializados atendem aos requisitos técnicos e legais de segurança, e se exibem o Selo do Inmetro, obrigatório por lei.
A operação ocorreu em 40 cidades catarinenses. Ao todo foram fiscalizados 42.357 itens, dos quais 6.268 apresentaram irregularidades – um índice de cerca de 15%. O principal problema encontrado foi a ausência do Selo de Conformidade do Inmetro na embalagem ou no rótulo dos produtos.
O presidente do Imetro-SC, o eng. Alexandre Soratto, reforça a importância do Selo do Inmetro, especialmente em itens destinados ao público infantil. “O Selo do Inmetro atesta que aquele produto passou por rigorosos testes de segurança e qualidade. Este trabalho segue a diretriz do governador Jorginho Mello de zelar pela segurança das famílias catarinenses”.

A Operação Criança Segura integra o calendário anual de fiscalizações coordenadas pelo Inmetro e pela Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I). Estas ações são voltadas à proteção do consumidor e ao fortalecimento da confiança nas relações de consumo, sendo intensificadas no período que antecede o Dia das Crianças.
Orientações ao Consumidor
O Imetro-SC orienta os consumidores a verificarem a presença do Selo de Conformidade do Inmetro na hora de comprar brinquedos.
Denúncias
Em casos de brinquedos sem selo ou com suspeitas de falsificação, entrar em contato com a Ouvidoria do Imetro-SC pelo e-mail: ouvidoria@imetro.sc.gov.br ou pelo telefone (48) 3664-4554, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.
Também é possível relatar acidentes de consumo ou incidente no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), que recebe relatos de incidentes relacionados a produtos e serviços. As informações reportadas auxiliam a aprimorar regulamentos e a orientar novas ações de fiscalização.
Outras informações:
Saiba mais sobre o Imetro-SC aqui
Acompanhe o Imetro-SC nas Redes Sociais