Menu fechado

Tamanho não é documento, quando o assunto é ovo de Páscoa e pescado congelado

Na hora da compra dos ovos de Páscoa, muita gente costuma olhar o preço e o tamanho do ovo, que antes até vinha com uma numeração, que já não tinha lá muita padronização. Mas, o que muitos consumidores estão esquecendo é de considerar uma informação bem importante, que é o peso do ovo. Pois é o peso que determina a quantidade de chocolate que você vai levar para casa.

E, será que nós podemos confiar nas indicações dos pesos que estão nos rótulos dos ovos de chocolate e também de outros alimentos que são muito consumidos neste período de Páscoa?

É sobre esta e outras questões que vamos conversar hoje.

Nas semanas que antecedem a Páscoa, os fiscais do Imetro dão maior atenção para os produtos mais consumidos, como peixes, camarões, aves, azeites, chocolates e, claro, os ovos de Páscoa. Estes produtos são coletados nos pontos de venda, como supermercados, peixarias, mercados públicos, e também nas indústrias, para serem levados ao laboratório, para o ensaio oficial de pesagem.

O Imetro fiscaliza também as balanças, muito utilizadas em peixarias e supermercados. Verificamos se as balanças estão medindo corretamente. Caso elas apresentem erros contra o consumidor, acima do permitido, elas são interditadas, até que seja providenciado o reparo por uma oficina autorizada.

Com essa inspeção do peso dos produtos e a verificação periódica das balanças, o Imetro do Governo de Santa Catarina vem assegurando um bom nível de confiança das medidas para os consumidores.

Então, a resposta para a pergunta se podemos confiar nas medidas, é sim. Para quase todos os produtos de Páscoa e também para as balanças, os índices de conformidade encontrados pelo Imetro têm sido bem altos.

No entanto, existe um item que vem incomodando bastante o Instituto já há algum tempo. Esse item se chama: pescado congelado. Quem nunca comprou 1kg de camarão congelado e, ao descongelar, ficou desconfiado da quantidade? Parecia que tinha muito menos produto do que o declarado na embalagem, não é mesmo?

Todo pescado congelado deve trazer na vista principal da embalagem a indicação do seu peso líquido, que é o peso do produto, descontado o peso do gelo e da embalagem.

Além disso, a maioria dos pescados congelados são cobertos por uma camada de gelo conhecida como glaciamento. Ela é importante para proteger o produto da oxidação e da desidratação, que é aquele ressecamento que acontece quando congelamos um alimento sem proteção.

O problema é que muitas empresas de má fé, estão colocando mais gelo do que o necessário, e o pior, elas contabilizam boa parte deste gelo como peso do produto. Elas não estão descontando de forma correta o peso do gelo dos seus produtos. Nós estamos encontrando verdadeiras fraudes metrológicas, com erros grandes, bem acima das tolerâncias estabelecidas pelo Inmetro.

Para se ter uma ideia, é comum identificarmos pacotes de filé de peixe de 1kg, com pouco mais de 700g. Um erro de quase 30% em prejuízo ao consumidor.  Outro exemplo, são os pacotões de camarão de 5kg, nos quais já encontramos pesos inferiores a 4kg. E até caixas maiores de pescado congelado de 12kg, cujo peso médio encontrado foi de aproximadamente 9,3kg. Em média, mais de 40% dos pescados congelados ensaiados pelo Imetro são reprovados, muitos casos com grandes erros contra o consumidor.

Além de prejuízo aos consumidores, esta forma de agir dá à empresa fraudadora uma grande vantagem competitiva frente aos seus concorrentes. E isto é o que chamamos de concorrência desleal que tanto prejudica a economia como um todo em nosso estado. O Imetro está atuando firme no combate a estas fraudes metrológicas.

E agora vamos deixar algumas dicas para quando você for às compras de Páscoa.

Vamos começar com dicas para a hora da compra de pescados congelados:

– Observe a indicação do peso líquido, que deve ser única. Ela deve se referir à quantidade real de produto que você vai levar, descontado o peso do gelo e da embalagem. O produto não deve ter mais de uma indicação quantitativa.

– Evite produtos com coberturas muito espessas de gelo. Prefira os que estão com glaciamento fino e uniforme.

– Se desejar ir além, você pode levar o pescado congelado até uma balança do próprio estabelecimento, e conferir se o peso total do produto é compatível com a soma do peso líquido indicado, mais o peso da embalagem, mais o percentual de gelo. E aí você pode desconfiar, se o peso que você encontrou no produto glaciado que você pesou for muito próximo do peso líquido indicado na embalagem. Por exemplo: se você percebe que o produto tem uma camada generosa de gelo e, ao pesar o produto que possui indicação de 1kg, a balança mostra apenas 1.010g, ou seja, apenas 10g a mais. Neste caso, é provável que o fornecedor esteja considerando indevidamente o peso do gelo no peso líquido do produto.

– Guarde a nota fiscal de compra e, se puder, pese o produto em casa, logo após o descongelamento em um banho de água. O peso final do produto deve ser bem próximo do peso líquido indicado na embalagem.

Agora vamos à algumas dicas para a hora da pesagem de pescados in natura nas balanças das peixarias:

– Confira se a balança possui o selo do Inmetro, com a descrição: VERIFICADO ou REPARADO.

– Certifique-se de que o visor da balança que marca o peso inicia no zero.

– Observe se o prato da balança está limpo. É comum encontrar água ou restos de alimentos nos pratos.

– A balança não pode apresentar falhas nos dígitos do seu visor, e deve estar em local iluminado, de fácil visualização do consumidor e protegida de correntes de ar que podem interferir nas medições.

E, por fim, algumas dicas para a hora da compra dos ovos de chocolate:

– Confira o peso dos ovos e use esta informação para fazer as suas comparações de preço!

– Tamanho não é documento! Nem sempre os maiores ovos são os mais pesados. A indústria tem fabricado ovos mais finos e mais leves, e muitas vezes com bases de plástico que funcionam como um enchimento, que aumentam o volume e o aspecto do tamanho do produto.

– Atente para os ovos que contém brinquedos como brinde. Os brinquedos devem estar com o selo do Inmetro e o ovo deve informar na sua embalagem que: “contém brinquedo certificado”. Atenção para os brinquedos de montar que contém peças pequenas. Eles são inadequados para crianças de 0 a 3 anos.

É isso. Se você encontrar indícios de irregularidade nas suas compras de Páscoa, denuncie ao Imetro-SC pelo e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br, ou pelo 0800 643 5200.

Neste encontro vimos que o Imetro do Governo de Santa Catarina vem trabalhando para que tenhamos produtos de Páscoa confiáveis, protegendo o consumidor e a justa concorrência em nosso estado.

Grande abraço, tenha um bom dia e uma feliz Páscoa na medida certa!

 

 

Alexandre Soratto, Dr.Eng.
Presidente do Imetro-SC
Pesquisador do Inmetro

 

 

 

Jeferson Domingues
Gerente de Produtos Pré-Medidos