Menu fechado

Operação resulta na apreensão de mais de 400 mascaras faciais filtrantes

Apreensão ocorreu na região Oeste do Estado

Na manhã desta quinta-feira, 14, o Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC) apresentou os resultados da operação Mãos a Obra, realizada entre os dias 4 a 8 de fevereiro em todo o Estado. Com a operação, os agentes fiscais de qualidade apreenderam 427 peças semifaciais filtrante (mascaras) irregulares, da marca Carbografit, na região Oeste do Estado, por não apresentarem a certificação do Inmetro.

A Operação Mãos a Obra, tem por objetivo fiscalizar equipamentos como capacetes de segurança para uso na industria, luva isolante de borracha e peças semifacial filtrante. Dentre os aproximados 30 estabelecimentos vistoriados, foram analisados 2,637 produtos, sendo 2,210 aprovados e 427 apresentando irregularidades. A fiscalização dá-se por meio da portaria Inmetro número 25 de 15/10/2009, que estabelece critérios para a comercialização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para as mascaras e Luvas Isolantes de Borracha e a portaria numero 118 de 05/05/2009.

Os produtos apreendidos serão encaminhados ao Imetro, em São José, onde será iniciado um processo administrativo e então feito a inutilização e o descarte. “Os comércios fiscalizados que apresentaram irregularidades no produto terão um prazo de 10 dias para enviar a defesa e a origem das mascaras. Após a defesa, e se constatado a origem do produto, o Imetro/SC notifica a fabricante ou importador das mascaras para regularizar o produto”, comenta o presidente do Imetro/SC, Luiz Carlos Silva.