Menu fechado

O Imetro e o Natal

Você sabia que o Imetro-SC, órgão delegado do Inmetro, atua em muitos produtos que consumimos na época de Natal?

O Imetro fiscaliza o peso, o volume, as dimensões e o número de unidades dos produtos para verificar se estão sendo vendidos  nas quantidades corretas. Pernil, chester, aves natalinas, doces em calda, frutas cristalizadas, panetones e espumantes são alguns exemplos de produtos que o Imetro coleta em pontos de venda final ao consumidor, como por exemplo, nos supermercados. Estes produtos são levados para laboratório para o ensaio oficial das quantidades, que é realizado na presença do responsável pelo produto.

 

As luminárias, usadas nas decorações natalinas são regulamentadas com o objetivo de trazer mais segurança elétrica. Dentre outras exigências, os pisca-piscas não podem conter liga ferrosa nas partes condutoras e o plugue deve estar no padrão brasileiro, além de trazerem informações obrigatórias em português, como o nome, marca ou logotipo do fabricante ou importador, a potência máxima (W) e a tensão (V).

 

Outros produtos muito fiscalizados nesta época são os brinquedos. Na certificação destes produtos são realizados ensaios para verificar a toxicidade, inflamabilidade, ruídos, resistência a quedas, presença de peças pequenas que possam se soltar e serem engolidas, entre outros. O selo do Inmetro significa que o brinquedo passou por  testes e é seguro para as crianças.

 

Além do selo de segurança do Inmetro, os pais devem atentar para a marcação da faixa etária. Esta é uma informação muito importante para que crianças pequenas, em especial as de 0 a 3 anos, não venham a correr riscos com brinquedos impróprios para a idade deles.

Como resultado de todos estes trabalhos, o Imetro do Governo de Santa Catarina ainda vem encontrando irregularidades nas luminárias pisca-pisca importadas, no peso das embalagens de aves natalinas e também no peso abaixo da tolerância permitida em pescados congelados. Contudo, o volume de irregularidades tem sido menor a cada ano, o que aponta para a importância e eficácia do trabalho do Imetro-SC.

 

Que tenhamos todos um feliz e seguro Natal em Santa Catarina, com produtos cada vez mais conformes com a legislação do Inmetro!

 

 

 

 

 

 

 

Alexandre Soratto, pesquisador do Inmetro e presidente do Instituto de Metrologia de Santa Catarina.