Menu fechado

Imetro-SC completa 15 anos, como referência nacional

Autarquia foi criada pela Lei Complementar n° 284, de 28 de fevereiro de 2005

Vai longe o tempo em que o pioneiro Luiz Carlos de Cristo chegou em Joinville, vindo de Curitiba, para promover as primeiras verificações de pesos e medidas em Santa Catarina. Era meados de 1966. Desde então, a metrologia no estado cresceu, se desenvolveu e ganhou autonomia. O Imetro-SC completa nesta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, 15 anos, como referência nacional com seu trabalho de excelência.

O Instituto de Metrologia de Santa Catarina, o Imetro-SC, foi criado em 28 de fevereiro de 2005 como autarquia estadual, pela Lei Complementar n° 284. A instituição está vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. Mas sua história de evolução teve início ainda no século passado, com os precursores da metrologia no território barriga-verde.

“O Instituto, como autarquia estadual, completa 15 anos de existência. Mas a história de sucesso e excelência nos remete ao século passado, quando, 54 anos de atividades e experiências acumuladas ao longo do tempo foram transferidas ao Imetro-SC”, ressalta o presidente Rudinei Floriano.

“Órgão de destaque e referência nas atividades metrológicas do país, há muito contribui no desenvolvimento da atividade no Brasil, com a expertise do quadro técnico, e a força de trabalho de seus servidores”, avalia.

“Um orgulho para Santa Catarina, e privilégio para o consumidor, que tem, no Imetro-SC, órgão soberano na defesa do consumidor e da qualidade de vida do povo catarinense”, completa o dirigente.

“O Imetro-SC é reconhecido por sua atuação e papel fundamental na aferição, qualidade e compromisso com os catarinenses, trazendo segurança para um desenvolvimento de excelência no Estado. Parabéns aos servidores que foram parte na construção desta história, e, aos que hoje se dedicam com profissionalismo e competência em prol da sociedade”, destaca o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino.

O início, em Joinville

Com a missão do Ipem-PR (Instituto de Pesos e Medidas do Paraná) de recrutar e montar escritório regional em Santa Catarina, Luiz Carlos de Cristo se instalou em Joinville, em 1966. Logo contrata Ademar Onécimo da Silva para a função de supervisor e ruma para Itajaí, onde começa a desenvolver a regional.

Dois anos mais tarde, com a efervescência e a economia da região do Porto, nascia, em 1968, o 1º Posto de Verificação de Caminhão Tanque em Itajaí. E uma curiosidade, a pequena sala, instalada na Prefeitura do município, estava localizada ao lado do estábulo.

A frota nacional ganhava expressão, e os novos tempos exigiam maior rigor na fiscalização do transporte rodoviário de carga. É neste contexto, de pujança da economia barriga-verde, que Florianópolis reivindica coordenadoria para o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná. Nascia então a 1ª Subdelegacia do Ipem-PR, na Capital. De 1966 a 1984, os trabalhadores de metrologia em Santa Catarina eram funcionários do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná.

Em 1981, o servidor do Ipem-PR, Maurício Martins, recebe o desafio de desenvolver escritório do órgão nacional em Florianópolis. Três anos mais tarde, em 1984, a metrologia em Santa Catarina ganha independência, com a criação da 1ª Superintendência SUR-02 do Inmetro nacional.

Matrícula número 1

“Com a chegada da Superintendência, a metrologia teve grande expansão no Estado, conquistou autonomia para atuar como órgão delegado do Inmetro”, recorda Maurício Martins, o primeiro presidente da casa. Martins comandou o órgão nos primeiros quatro anos, de 1984 a 1988. E segue até hoje com seu trabalho, em uma sala do terceiro andar do prédio do Imetro-SC, em São José, carregando, com orgulho e satisfação, a honra de ter sido a primeira matrícula, a carteira funcional de número 1.

O trabalho prosperou, e o consumidor ganhou em qualidade de vida. “O crescimento foi exponencial, nós mais do que dobramos o número de verificações de instrumentos, balanças, bombas, taxímetros, em Santa Catarina. A população passou a ser melhor assistida do que anteriormente, quando estávamos atrelados ao Ipem-PR”, recorda Martins.

Referência no Brasil

Já em 1985 o Imetro-SC mostrava que estava na vanguarda. Ganhou destaque ao criar o primeiro Núcleo Têxtil do país. Foram contratados quatro técnicos, e a iniciativa se transformou em referência nacional. “A área têxtil só funcionava no Inmetro nacional, que tinha laboratório e uma gerência. Como Santa Catarina era polo, então se observou a necessidade de criar aqui um Núcleo Têxtil dentro da superintendência”, lembra o dirigente.

Neste mesmo ano, o Imetro iniciou um trabalho na fiscalização de cargas perigosas. Foram contratados engenheiros, técnicos e especialistas em cargas perigosas. “O trabalho do órgão foi desenvolvido durante vários anos. Quando era necessário algo, dar treinamento, cursos, Santa Catarina sempre foi referência”, explica Mauricio Martins.

Com o trabalho reconhecido em todo o país, o Imetro-SC passou a ser presença constante nos comitês geridos pelo órgão nacional. “Toda vez que o Inmetro nacional ia lançar algum regulamento, norma, nós éramos consultados. Pela expertise dos técnicos, tanto na área técnica, quanto administrativa e jurídica”.

Plano Real e projetos internacionais

E veio o Plano Real, em 1994, um programa com o objetivo de estabilização e reformas econômicas no país. E lá estava Santa Catarina junto ao Inmetro para fazer toda a adequação do sistema monetário. Quando o Inmetro nacional começou sua expansão, o estado deu sua contribuição.

“Nós (o Imetro-SC) e o Rio Grande do Sul, ajudávamos na formação dos técnicos”, ressalta o dirigente, completando: “Mato Grosso, Piauí, Maranhão, em vários estados da Federação contribuímos na instrução de pessoal. E continuamos ajudando, inclusive fora do Brasil”. O Imetro-SC participou de projetos internacionais para desenvolver a metrologia na China, Alemanha, Portugal, Moçambique e no Paraguai.

Em 1988, a primeira Norma de Empresa criada no Brasil foi de uma corporação catarinense, a Cremer. E foi através do Imetro de Santa Catarina. Tal a importância, a Norma está depositada no museu do Inmetro, no Rio de Janeiro.

“Atualmente, os técnicos do Imetro-SC ministram cursos, treinamentos, trabalham como monitores na área de balança, colaboram com cursos profissionalizante de Metrologia Legal, no Paraná, Rio de Janeiro”, aponta Hercílio Bez, gerente de Metrologia. “Também atuamos na supervisão do trabalho de outros estados, como Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Tocantins e Pernambuco”, acrescenta.