Menu fechado

Imetro autua mais de mil por irregularidades em cronotacógrafo

Entre os meses de fevereiro a setembro, foram fiscalizados mais de oito mil equipamentos

O Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC) divulgou o relatório dos meses de janeiro a agosto de fiscalizações na Metrologia Legal – equipamentos de Cronotacógrafo. Foram mais de oito mil equipamentos verificados, sendo que 1396 apresentaram irregularidades. As fiscalizações ocorreram em rodovias estaduais e federais, e contaram com o apoio das policias rodoviárias Federal e Estadual.

O cronotacógrafo é um instrumento ou conjunto de instrumentos destinado a indicar e registrar, de forma simultânea, inalterável e instantânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido assim como os parâmetros relacionados com o condutor do veículo, tais como: o tempo de trabalho e os tempos de parada e de direção.

A fiscalização observa se o instrumento conserva as características do modelo aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), se as ligações necessárias ao seu correto funcionamento estão devidamente conectadas e lacradas e seus componentes sem qualquer alteração.

Para o presidente do Imetro, Luiz Carlos Silva, os números são preocupantes. “ O equipamento é considerado a caixa-preta obrigatória em vans, caminhões e ônibus e os números são muito preocupantes, pois são mais de um terço dos cronotacógrafos descalibrados ou adulterados”, comenta Silva.

As operações de fiscalização seguem no Estado até o mês de dezembro.