Menu fechado

Governo do Estado inaugura primeiro laboratório de medidor de umidade de grãos de SC e posto de certificação de transporte de combustíveis

Governo do Estado inaugura primeiro laboratório de medidor de umidade de grãos de SC e posto de certificação de transporte de combustíveis

 O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, inaugurou nesta sexta-feira, 29 de setembro, o primeiro Laboratório de Medidor de Umidade de Grãos do Estado e o segundo Posto de Certificação Volumétrica de Veículo Tanque Rodoviário.

“São duas importantes entregas que vão trazer mais segurança e confiança nas medições e nas transações comerciais para o setor produtivo e do transporte de combustíveis líquidos. É uma demonstração de crescimento do nosso Grande Oeste”, destacou o governador.

Umidade de grãos

A produção de grãos abastece o setor produtivo de carnes e o cultivo de milho e cereais de inverno, traz mais competitividade para o agronegócio, que representa 30% do PIB catarinense e 70% das exportações do Estado.

O presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, frisou a importância do laboratório de Umidade de Grãos. “Vai assegurar a exatidão necessária para o cálculo correto do peso e do preço de produtos como soja, milho, arroz e trigo, além de contribuir para o controle da qualidade dos grãos no transporte e no armazenamento” afirmou Soratto.

O mercado de cereais movimenta mais de 10 bilhões de reais por ano em Santa Catarina. A medição correta da umidade dos grãos assegura o comércio justo e a concorrência leal, protegendo o produtor e o cerealista que respeita a legislação metrológica e se preocupa com a qualidade dos seus produtos.

Na solenidade, que reuniu lideranças locais e estaduais, também esteve presente o coordenador geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro, Valmir Santana Souza. Ele destacou o trabalho realizado em Santa Catarina. “A inauguração de hoje é motivo de alegria, tendo em vista a importância do que se está construindo. Nos orgulha muito esse empenho político e empresarial para apoiar o Instituto de Pesos e Medidas (IPEN), nessas atividades que buscam gerar mais qualidade e segurança “, disse o representante do Inmetro.

O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC), vinculado à Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (SICOS), é o órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) responsável pelo controle metrológico e de qualidade no Estado.

“É um grande avanço para Santa Catarina, tanto na qualidade dos produtos, com a medição correta da umidade de grãos, como para o mercado de combustíveis líquidos com a certificação da capacidade volumétrica realizada pelo Imetro-SC”, frisou o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviços, Silvio Dreveck.

Mercado de combustíveis líquidos

O mercado de combustíveis líquidos movimenta mais de R$ 20 bilhões por ano em Santa Catarina, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Este combustível é transportado por uma frota de aproximadamente 1.500 caminhões de acordo com dados do Detran/SC.

O Imetro-SC, sob delegação do Inmetro (nacional) é o órgão certificador da capacidade volumétrica dos caminhões-tanques em Santa Catarina. Esta certificação confere confiança na quantidade de combustível líquido que pode ser transportado por cada veículo.

Para Soratto, este novo posto vai possibilitar que os veículos que transportam combustíveis na Região Oeste e Meio-Oeste não precisem mais se deslocar para Cascavel no Paraná ou para Passo Fundo no Rio Grande do Sul para realizarem a certificação dos seus tanques, que deve ser feita a cada dois anos.

Mais agilidade

Outro benefício destacado é que este novo posto utiliza um sistema de medição mais ágil, que permite a realização dos ensaios de volume em até 40 minutos, portanto quatro vezes mais rápido que o sistema do Posto de Passo Fundo e de Itajaí.

 A entrega do Governo do Estado teve apoio e investimentos importantes da iniciativa privada e vai trazer desenvolvimento para a região, atraindo empresas e gerando empregos no setor de veículos pesados.