Mais de 4 mil produtos foram fiscalizados
Nesta segunda-feira, 12, o Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC) divulgou o resultado da Operação Casa Segura. Fiscais percorreram, entre os dias 6 a 9, o comércio varejista e atacadista de cidades do Vale e Alto Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul do estado fiscalizando mais de 4 mil produtos e encontraram menos de 1% irregular.
Foram verificados se produtos como panela de pressão, batedeira elétrica, cafeteira e chaleira elétrica, espremedor de frutas, faca elétrica, grill ou grelha elétrica, liquidificador, processador elétrico de alimentos, sanduicheira, e máquina de lavar louça atendem aos requisitos estabelecidos na regulamentação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Dentre os 4.452 eletrodomésticos fiscalizados, seis produtos foram apreendidos, sendo uma sanduicheira e cinco máquinas de lavar louça. “A credibilidade dos trabalhos realizados pelo Imetro/SC e a consciência do comércio em oferecer produtos com qualidade resulta na satisfação do consumidor. Esse é o objetivo do órgão, defender os direitos e interesses do cidadão”, comenta o presidente do Instituto, Luiz Carlos Silva.
Desde 1º de julho de 2011, um grupo de 87 famílias de eletrodomésticos e similares fabricados ou importados para comercialização no Brasil devem ser certificados de acordo com regulamento do Inmetro. A Portaria 371 do Inmetro baseada em uma norma internacional da IEC (International Eletrotechnical Commission) para eletrodomésticos e similares e tem o objetivo de aumentar a segurança do usuário desses aparelhos.
Os consumidores que tiverem dúvidas ou encontrarem alguma irregularidade podem denunciar à Ouvidoria do Imetro/SC, pelo telefone 0800 6435200 ou pelo e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br.