O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina, Imetro-SC realizou uma ação de verificação de cronotacógrafos em veículos de carga e de passageiros na rodovia BR-101, em Itapema, Litoral Norte do estado. No total, foram efetuados mais de 600 inspeções, onde cerca de 10% apresentavam o Certificado de Verificação do aparelho vencido.
“É importante salientar que o uso do cronotacógrafo colabora na solução de acidentes fatais, envolvendo ônibus e caminhões. O instrumento inibe os excessos e vai ajudar a reduzir os acidentes, uma vez que registra o histórico das velocidades desenvolvidas, distâncias percorridas e tempos de movimento e paradas do veículo. Também é usado para monitorar a quantidade de horas trabalhadas pelo motorista. Por isso, a importância da sua verificação pelo Imetro”, explica o diretor de Metrologia Legal Hercílio de Oliveira Bez.
Os proprietários dos veículos irregulares têm prazo de dez dias para apresentarem defesa.
Usado para monitorar o trânsito de ônibus e caminhões, o cronotacógrafo é mundialmente utilizado como meio de controle e fiscalização de veículos e de seus condutores. O Brasil está entre os países que tornaram o uso do cronotacógrafo obrigatório em ônibus e caminhões. Desde 1997, quando foi instituído o Código de Trânsito Brasileiro, veículos de carga com peso bruto superior a 4.536 kg e de passageiros com mais de 10 lugares devem possuir cronotacógrafo. A partir de 2009, os instrumentos também devem ser verificados periodicamente pelo Inmetro, o que aumenta a confiabilidade das medições.
O Imetro-SC é uma autarquia vinculada à Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço do Governo de Santa Catarina e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo Estado, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais.
Ouvidoria
Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato pela Ouvidoria do Imetro-SC pelo e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br ou pelo telefone 0800 643 5200 (segunda a sexta-feira, das 12h às 19h).